quarta-feira, 15 de julho de 2015

CLINICA PEDIÁTRICA FOI DEMOLIDA




Prezados leitores,

Ontem minha irmã e eu fomos conferir o que está realmente acontecendo lá no antigo Complexo Hospitalar e trago informações.

Vimos que o prédio da cozinha, lavanderia e escola de enfermagem ainda está de pé, mas percebemos que estava saindo de lá dentro, um caminhão cheio de entulhos.

Caminhões cheio de entulhos saindo do antigo Hospital

Último prédio a ser construído sendo demolido
Realmente o prédio do necrotério já é passado, aqueles lindos arcos onde acontecia os velórios foram demolidos mesmo. Muita dó de ver tudo aquilo no chão.

O prédio que foi construído por último, aquele que nunca chegou a funcionar, está sendo demolido aos poucos, vimos que tinha um enorme trator lá dentro.

Tão pior quanto ver isso, foi ver que a antiga Clínica Pediátrica Amélia de Camillis foi mesmo demolida, não deixaram nada de pé, e o que me deixa mais indignada é que esse prédio estava em Boas Condições, tanto que quando entrei lá dentro a algum tempo, ali estava tão bom quando a Maternidade e tinha até incubadoras lá dentro.

Esse prédio me lembra muito minha infância. Lembro que nos últimos tempos que passei no Complexo Hospitalar no começo dos anos 90 juntamente com minha mãe, foi principalmente neste prédio.

Trator e um espaço vazio, onde ficava a Clinica Pediátrica
O segurança comentou que só vão preservar a Maternidade e a Igreja, e que o Prédio Amarelo (onde abrigava a maior parte do Hospital) vai ser SHOPPING.
Visitas estão proibidas, nem mesmo pedindo autorização eles permitem.

Outra coisa que me deixou Assustada, foi que na frente da fachada da parte Amarela, tem uma espécie de casa (conforme foto que tirei), não sei o que é aquilo, se é alguma coisa para a obra, ou se estão descaracterizando mesmo o antigo Hospital.

"casa" tapando a fachada do antigo Hospital
Depois de todo o horror que eu vi realmente acho que o antigo Hospital está em sério perigo, ouvi dizer que estão mexendo no subsolo, e ali se der algum problema, pode acabar ruindo tudo, e nada a fazer.
Estou duvidando seriamente se vão preservar alguma coisa.

Alguma coisa precisa ser feita antes que tudo acabe só ficando na memória. Não acho certo esses especuladores em nome do lucro, estar acabando com não apenas um complexo, mas sim um lugar que foi tão importante para várias pessoas, sejam elas médicos, enfermeiros, pacientes, os imigrantes italianos que fundaram o Hospital
e etc.

Vamos lutar para que o que sobrou não acabe virando entulho.
Avante !!!!


Prédio construído por último sendo demolido










Clinica Pediátrica já não existe mais


Tapando a destruição

?!


Essa "mini casa" seria o quê?!

Incubadoras na antiga Clinica Pediátrica


4 comentários:

BLOG - Vera Lauria disse...

Lamentavel!!Cidade que necessita de preservar historia e destroi!!Meus 4 filhos nasceram na Maternidade Matarazzo,com meu saudoso
Obstetra Dr.João Amorim.Nestas incubadoras estiveram Meus nenes.nessas escadarias vi minhas avós felizes com os bisnetos,
Na Capela Nosso querido Padre Afonso!!
Das antigas janelas e lindas arcadas o passado chora no desrespeito à historia!!

Hospital Matarazzo disse...

Laura, realmente vc tem uma ligação grande com o antigo Hospital, 4 filhos nascidos lá.

Eu sinto vergonha de morar em um lugar que nada é preservado.Uma arquitetura tão bonita, para ser descaracterizada ou demolida?!
Somente querem construir empreendimentos para obterem lucros, favorecer pessoas com alto poder aquisitivo. Na região da Paulista tem tantos shoppings e hotéis de luxo, para quê ter mais? Sendo que é benéfico para poucas pessoas ...
Fico triste porque estão acabando com um lugar que foi tão importante para Paulistanos e pessoas de todo esse Brasil. Não levaram em conta quantas pessoas foram salvas, quantas pessoas nasceram lá (como eu).

Um total desrespeito !!!

Unknown disse...

Triste de ver tamanho descaso. Nasci aí na Maternidade Matarazzo e fiquei por 2 meses na UTI neo natal, provavelmente em uma dessas incubadoras.

Unknown disse...

Estive hoje no hospital com minha namorada.
Conversei com o segurança. Ele confirmou a construção do shopping e disse que parte dos prédios serão restaurados. Também disse que um hotel será construído no terreno. Não soube informar quando tudo estará pronto.

É muito triste visitar o local.