sexta-feira, 12 de setembro de 2008

visita ao complexo part- 2

Olá gente voltei....
Eu estava falando sobre minha primeira visita ao complexo (fui mais uma vez nele, terça feira e foi ótimo)
Quando chegamos lá, falamos que estavamos querendo visitar o prédio por dentro, um segurança ficou surpreso e disse:
-Oque vocêis querem fazer aqui, pois aqui está desativado a muito tempo, vocêis tem autorização da PREVI?
E aí falamos que sim, e dai ele chamou o caseiro! Ele por sinal é um senhor muito simpático, notei logo de cara que ele gosta muito de lá!
E ele disse que iria nos levar primeiramente na Maternidade Condessa Filomena Matarazzo!
Eu estava olhando todo o Complexo por fora, umas partes conservadas, e outras bem deterioradas, principalmente a parte amarela! Dava para ver as Janelas podres, o telhado com uma parte apodrecida! Fiquei até sem ação!
Mais mesmo assim, me lembrou muito quando era pequena.
Quando o caseiro nos levou na Maternidade, no primeiro andar, estava tudo muito conservado, acho que é porque teve a casa cor em 2003, as janelas estavam abertas, as salas, os corredores....tudo muito em bom estado!
O elevador estava quebrado,mais também é bem antigo! Ele nos mostrou até um corredor subterrâneo onde passavam as roupas médicas, os equipamentos médicos e etc. Lá eu vi a praca do primeiro banco de leite de SP que foi lá!
Como disse, ele nos disse que trabalha lá desde 1999, mais conhece tudo, tudo que funcionava no hospital.
Nos disse sobre o descasso das autoridades, que não fazem nada pelo hospital, que está praticamente abandonado!
Nem lembrava que a Maternidade era tão bonita, mais algumas partes "onde ocorreu a casa cor", estão mais mudadas, em um banheiro tinha até uma pia de marmore! Porém o prédio está sujo, muito sujo, parece que ninguém limpa lá!
No segundo andar estava também muito conservado, mais em algumas partes já davam para ver algumas coisas deterioradas!
Algumas paredes estavam com umidade, umas lascaduras na parede, elevador de manivela sem funcionar. Eram muitas salas, muitos corredores, parece até um labirinto, eu fiquei imaginando quantas pessoas poderiam ser atendidas ali!
Aí o caseiro disse que iria nos esperar e agente podia ver os outros dois andares sozinhas. No terceiro, as coisas já não iam muito bem, os corredores e salas enormes, sujas, fiação elétrica a vista, paredes se descascando, umidade mais elevada, algumas janelas quebradas, umas salas totalmente escuras e com muito mofo, e o chão, em algumas partes, quebrado.
O teto, já estava querendo quebrar! Uma cena muito triste, ver como ali está abandonado e a PREVI e o governo? Nada fazem para recuperar este lugar tão bonito!
Fomos no quarto andar! Subimos uma escada bem grande que tinha umas janelas grandes, bonitas....tinha até um monumento, subimos e demos de cara com o mais puro abandono (claro, nada comparado a parte amarela nos outros prédios).
Lá os banheiros estavam quebrados, a parede úmida ao extremo, as fiações em estado precário (fios amontoados), sujo, escuro, salas com úmidade,chão quebrado, elevadores quebrados, e o pior de tudo, o teto!
O gesso (acho que é gesso) estava com uma parte quebrada e dava para ver o telhado, eu morrendo de medo de um pedaço disso cair na minha cabeça!
Era um pedação quebrado, e um em formato de cruz (quem sabe não estava pedindo ajuda?).
Mais me deu uma pena ver o mais puro abandono! Porque ao invez de tudo aquilo estar assim daquele jeito, poderia sim, ser reformado, e voltasse a ser hospital e atender as pessoas?
Bem, além daquelas partes mais estranhas, tinha umas bonitas também! Um salão (aquele mesmo que a revista veja falou em uma matéria), muitissimo lindo, grandão, e até com umas postas de vidro!
E também eu vi as salas onde nasciam as crianças, acontecia tudo naquele andar, e pensar que quem está escrevendo aqui, nasceu naquela sala! Incrivél!
E as sacadas da janela que dava para ver as outras alas e a Av Paulista no alto! Lindo!
Mais depois de ter visitado tudo, estavamos procurando a escada, sumiu, nos perdemos, e paramos em um lugar escuro, e eu morrendo de medo de fantasmas! Mais achamos e descemos a escada, e a outra também, até que o caseiro estava lá nos esperando!
Saimos, e vimos aquele prédio da maternidade por trás! Lindo! Ele é branco com janelas verdes, pena que nada de foto!
Depois eu falo sobre o prédio amarelo, oque nós iamos mais antigamente!
Até!

Nenhum comentário: