domingo, 14 de setembro de 2008

PARTE AMARELA

Pois então gente, tinha falado sobre a maternidade Condessa Filomena Matarazzo, agora vou falar sobre a casas de saúde " Umberto I, ou Matarazzo".
Depois que saimos da Maternidade, o caseiro disse que podiamos ir onde quisermos, então fomos:
Logo na parte da frente do complexo estava escrito "casa de saúde Francisco Matarazzo" , e então entramos. Logo quando entramos na primeira porta (verde), tinha uma sala escura que dava em outras, muito estranho, mais logo demos de cara com um salão totalmente reformado (porcausa da casa cor), com o chão totalmente reformado (parecia chão de marmore), e com um escrito "Casa Cor", e também "Casa dos Criadores 2005", lá perto também tinha uma estátua do conde Francisco Matarazzo, eu olhei o busto e pensei: -Oque fisseram com seu hospital conde, este lugar não pertence mais, nem a saúde, nem aos pobres, mais sim por um bando de gente interesseira! Temos que salvar seu hospital.
Vi aquela famosa frase "Que o dinheiro dos ricos se reverta na saúde dos pobres".
Fiquei muito triste com isso.
Olhava as paredes, amarelas, totalmente sujas,e com muita úmidade, mais ainda sim, lá tem energia elétrica (ápenas neste andar).
O Chão (tirando no salão), continuava vermelho, começamos a andar pelos corredores e pelas salas. As portas estavam totalmente quebradas (onde tinha porta), muitas salas ainda sim, escuras; muitas janelas fechadas e outras quebradas!
Era triste ver um banco de cimento (o mesmo que eu sentava quando estava doente muitos anos antes), totalmente solitário! Sujo por demasia, até que entramos em um corredor que saia em um jardim!
Esse sim, esse Jardim eu me lembro bem dele. Nesta parte o corredor é aberto e tem até uma escadinha (para baixo) para entrar dentro do Jardim! Ele continua suntuoso, tem um banco de cimento nele, parece que voltamos em 1986!
O mais estranho é que além do Jardim, dava para ver os outros prédios do complexo! As Janelinhas verdes, umas quebradas! As paredes bem apodrecidas (muitissimo mais que em qualquer lugar da Maternidade). Eu fiquei novamente sem ação! Não é possivél que um lugar que antes era cheio de gente se transformou em um lugar solitário, abandonado e etc!
Pois é gente, é triste, depois do jardim entramos em um corredor que tinha umas portas de vidro, parece aquelas de UTI, quem sabe!
Vimos os elevadores, e um corredor que saia em outra entrada, nesta vimos mais bancos de cimento! Na entrada nessa parte estava escrito: Raio X, medicamentos, e consultas!
Muitos lugares estavam com o nome das especialidades que tinham lá!
Voltamos a entrar, em um corredor, em outro, até que um deles tinham os armários médicos, meio enferrujados!
Dai, quando fomos ver, ali a enorme escada, que tinha um busto do Ermelino Matarazzo, mais ficamos assombradas pois se subissemos a escada, entariamos na parte mais deteriorada de todo o complexo (tirando a do necrotério).
E lembramos doque vimos e oque o caseiro disse, -Cuidado, que lá cima o forro está caindo e vocêis podem se machucar!
Então, corremos, e cadê a saida! Parecia um filme de terror (não tanto quanto desta vez que fui, que subimos lá e nem conto oque vimos, mais só vou contar em outro post).
Nada de saida, uma sala, outra, um corredor, que medo, e começei a pensar em quantas pessoas que haviam morrido ali, e quantas haviam sobrevivido, como eu.
Acabamos encontrando a saída, mais não queria ir embora, quando vi o busto do conde, eu prometi que iria voltar e que iria fazer de tudo para salvar seu complexo hospitalar.
Não vi o caseiro, só uns seguranças que ficaram impressionados com nossa coragem!
Eu vi que mesmo assim, o complexo com alguns lugares degradados, tem salvação!
Até amigos!

Nenhum comentário: