quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

HOSPITAL MATARAZZO PRESTES A SER VENDIDO PARA GRUPO HOTELEIRO FRANCÊS


Olá pessoal.

Vou repassar aqui a matéria que saiu no jornal " Folha de São Paulo" sobre O Hospital Matarazzo e a noticia é preocupante. Segue abaixo a matéria:




Hotel negocia prédio de hospital tombado

Dona do prédio do Umberto Primo, conhecido como hospital Matarazzo, confirma que está prestes a vender o imóvel

Grupo Allard pretende restaurar o complexo para fazer ali o primeiro hotel classificado como "seis estrelas" do Brasil

O antigo hospital Umberto Primo, também conhecido como hospital Matarazzo, na região da avenida Paulista, está próximo de ser vendido.

O principal interessado, segundo a Folha apurou, é o grupo proprietário do hotel Le Royal Monceau, em Paris, recentemente reformado.

A ideia do grupo Allard é restaurar o antigo hospital para fazer ali o hotel mais luxuoso do Brasil, classificado internacionalmente como "seis estrelas", e outro padrão cinco estrelas.

A Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil dono do prédio, confirma que está "em estágio avançado de negociação com grupos de investidores interessados no imóvel".

O órgão, no entanto, não informa quem seriam os investidores interessados nem qual é o destino que deve ser dado ao prédio.

O grupo Allard, que mantém um escritório e um diretor-executivo no Brasil desde 2008, não respondeu. Informou apenas que, na próxima semana, deve ter novidades sobre o assunto,
mas não confirmou nem sequer se está relacionado com a negociação com a Previ.

Alexander Allard, presidente do grupo, é conhecido nos Estados Unidos e na Europa por seusinvestimentos no mercado de alto luxo.

O Le Royal Monceau, por exemplo, foi comprado por ele em 2007 e reformado com
projeto do renomado designer Philippe Starck.

O projeto para o hospital Matarazzo, que também deve ser assinado por Starck, inclui ainda uma galeria de arte e uma área para shows. Os dois -Allard e Starck- estiveram em São Paulo no fim do ano passado, mas não revelaram quais negócios pretendiam fazer na cidade.

A Folha apurou que o grupo já está, inclusive, negociando a contratação de uma frota de táxis -seriam 30 carros, dez deles blindados- para atender aos futuros clientes dos hotéis.

O prédio é tombado pelos órgãos do patrimônio histórico estadual e municipal, que
ainda não foram consultados sobre a possível reforma.

No ano passado, a Previ pediu autorização para fazer uma manutenção no prédio -havia telhas quebradas e calhas entupidas. Neste ano, novo pedido, agora para instalar sistema anti-incêndio.

O complexo com dez edifícios foi construído entre 1904, quando a ala administrativa foi inaugurada, e 1974. Endividado, o hospital fechou em 1993, quando o prédio foi vendido à Previ.

No total, são 26,3 mil m2 de área construída em um terreno de 19 mil m2. Corretores que atuam na região da avenida Paulista estimam que o imóvel valha, pelo menos, R$ 160 milhões, podendo chegar a R$ 260 milhões.
______________________________________________________

9 comentários:

Unknown disse...

Olá, sou repórter da folha e gostaria do contato de vcs. Meu e-mail é natalia.zonta@grupofolha.com.br

Unknown disse...

fui un dos funcionário da instituição ,porem acho um desperdício um tamanho patrimonio nesta localidade deve ser bem aproveitada.
miguel profissional da saúde.

Cris disse...

Acho isso um absurdo. Um hotel de luxo, coisa pra poucos.Junto com o hotel a história desse lugar será esquecida. Pode parecer devaneio, mas esse complexo deveria se dado a população.
Poderia ser aproveitado como instituição de ensino; oferencendo cursos gratuitos em diversa áreas.

Jorge disse...

Tenho 43 anos e conheci o HM quando era criança minha família foi atendida por várias vezes, inclusive eu, as vezes em frente e acho um tremendo absurdo toda aquela área virar um estacionamento ou até mesmo um hotel de luxo. Gostaria muito que fosse revitalizado e continuasse como o Hospital Matarazzo. Gostaria muito de poder visitar o antigo Hospital, embora sejá um hospital tenho muitas boas lembranças.

Hospital Matarazzo disse...

Obrigado pelos comentários

Não sou favorável em transformar o antigo Hospital em hotel.
Primeiramente descobri que essa rede de hotéis já demoliu um antigo hotel na França para dar lugar a um moderno. Não queremos isso, não queremos que eles promovam a "festa da demolição" com o nosso antigo Hospital.
A região onde se localiza o Hospital já tem muitos hotéis de luxo e fora que isso só beneficiaria poucas pessoas. Sou totalmente contra!
Ali voltando a funcionar como um Hospital Público em compensação, ajudaria diversas pessoas não só da Bela Vista, mas de toda a cidade, de todo o país.
Poderia sim, voltar a ser um centro de referência a saúde do nosso estado como foi!
Voltando a ser um Hospital, preservaria a sua arquitetura, readaptando algumas partes para se tornar um Hospital Moderno!
As pessoas que nunca passaram no Hospital não sabem como ele foi importanye para nós e como ele pode sim ser importante para as novas gerações, se caso ele voltasse a funcionar! Saúde é tudo, não é´para poucos e sim para TODOS!
Vamos abraçar essa causa!!!!!
Queremos que o antigo Hospital volte a funcionar!!!!!

Fernando Mateus disse...

Boa noite. gostaria de uma ajuda vou me casar e preciso do batistério eu fui batizado na Capela Sta. Luzia alguem sabe me dizer qual paroquia ela pertencia ? desde de já agradeço,att
Fernando
e-mail: mateus_Souz@yahoo.com.br
fernando@sinallog.com.br
fernanjinhoo@hotmail.com

Unknown disse...

Nasci neste hospital e recordo quando meu pai me levava lá, para exames.

Unknown disse...

Olá!! Em 27 de janeiro de 1972 eu fui operado do coração neste hospital. Na ocasião eu tinha 11 anos de idade. Gostaria de saber se existe ainda a documentação desta cirurgia. Me lembro dos nomes de três médicos da equipe que me operou. Infelizmente lembro-me apenas do primeiro nome deles: Dr. Murilo, Dr. Renê e Dr. Sawada. Moro na cidade de Blumenau-Santa Catarina. Será que é possível recuperar alguma informação da época? Se houver como faço para ter acesso? Meu nome completo é: Frederico Herrmann, nasci em 09 de novembro de 1960. Como já disse a cirurgia foi realizada wm 27 de janeiro de 1972. Meu e-mail: herrmann.frederico@gmail.com .

Unknown disse...

Olá!! Em 27 de janeiro de 1972 eu fui operado do coração neste hospital. Na ocasião eu tinha 11 anos de idade. Gostaria de saber se existe ainda a documentação desta cirurgia. Me lembro dos nomes de três médicos da equipe que me operou. Infelizmente lembro-me apenas do primeiro nome deles: Dr. Murilo, Dr. Renê e Dr. Sawada. Moro na cidade de Blumenau-Santa Catarina. Será que é possível recuperar alguma informação da época? Se houver como faço para ter acesso? Meu nome completo é: Frederico Herrmann, nasci em 09 de novembro de 1960. Como já disse a cirurgia foi realizada wm 27 de janeiro de 1972. Meu e-mail: herrmann.frederico@gmail.com .