terça-feira, 14 de abril de 2009

UMA REPORTAGEM NA RÁDIO BANDEIRANTES SOBRE O HOSPITAL MATARAZZO


Olá amigos, voltei. Desculpe pela demora em postar, mas estava com preguiça de escrever, mas estou de volta.
Hoje vou contar um pouco sobre a reportagem que foi ao ar na rádio Bandeirantes, a uns dias atrás, sobre o Hospital Matarazzo.
Ela foi exibida no dia 23 de Março de 2009 (uma segunda feira) no programa "Primeira Hora", que é exibido entre as 7 até as 8 horas da manhã.
Primeiramente eles contaram resumidamente a história do lugar ( falaram sobre a fundação do
hospital, sobre o Francesco Matarazzo .Falaram inclusive que o hospital foi um dos maiores centros de sáude de São Paulo , atendendo inúmeros pacientes durante 90 anos ...)

Falaram sobre o hospital ido para as mãos do governo em 1986, pois a Sociedade Umberto Primo não estava mais conseguindo administrar o lugar ;

Também falaram sobre a época que o hospital fechou e sobre a atual situação do Hospital .

A reportagem enfatizou a situação alarmante em que se encontra o Complexo Hospitalar, resumindo os principais problemas , como por exemplo: o telhado quebrado, as inúmeras goteiras e infiltrações, rachaduras, teto quase sem forro etc ...

A PREVI havia sido notificada pelo Conpresp ( em fevereiro desse ano) e por isso interditaram o imóvel devido ao estado avançado de deteriorização dos prédios. O estacionamento que estava funcionando no local havia sido fechado pela prefeitura porque o estacionamento funcionava de forma irregular, sem alvará !

Só que a PREVI recorreu e conseguiu uma liminar da justiça para que o estacionamento fosse reaberto, e foi !!!!!

Havia sido feita uma proposta por parte da prefeitura a PREVI ( atual proprietária do imóvel ) para que eles entregassem o imóvel ( o Hospital Matarazzo ) à prefeitura . Em contrapartida a prefeitura doaria a PREVI o potencial construtivo em outra área valorizada da cidade, ou seja, seria dado à PREVI um terreno valorizado onde eles poderiam construir o que bem entendessem e que lhe renderia grandes lucros. O que que a PREVI fez com essa oferta ???? NADA !!!!!!!! Nem deram bola e ainda disseram que estão em longas negociações com algumas empresas ( " provavelmente empresas do setor imobiliário ) para dar um "uso" ??? ao hospital que dê uma grande rentabilidade a eles ...

Quando procurada pela reportagem, ninguém da PREVI quis gravar entrevistas,mas eles divulgaram uma nota. Eles negaram o fato do " Hospital Matarazzo" está extremamente deteriorado e que estão estudando propostas ( de quem??? dos imobiliários ???).

A Dr. Célia Marcondes falou com a reportagem e disse que esse problema é antigo, que esse estado acelerado de deteriorização vem seguindo em ritmo progressivo e que algo tem que ser feito com urgência !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Uma pessoa do governo também comentou a respeito ... Essa pessoa
disse que é um absurdo deixarem o Complexo Hospitalar ruindo enquanto os donos ficam especulando ... Não podem deixar isso acontecer !!!!!!!!!!

Os donos não quiseram falar, mas em compensação um vigia do estacionamento disse que dá dó ver uma construção tão bonita se deteriorando cada vez mais !!! São muitos os problemas e dentre eles o vigia também mencionou o telhado quebrado, as infiltrações, goteiras, rachaduras e que não existem banheiros lá !!! E eu reintero o que ele disse !!!! Tudo está arruinado !!! Vasos e pias quebrados ou enferrujados, e no último andar " junto a isso " tem as fezes dos pombos que sempre aparecem por lá ( pelo menos apareciam até pouco tempo !!!)

Finalizando a matéria alguém disse : '" PRA QUE ESSA REGIÃO PRECISA DE HOSPITAL?"


Essa frase é no minimo estupida, absurda, cretina! É até uma frase desrespeitosa com a população carente de São Paulo. E principalmente para as pessoas que tiveram algum tipo de ligação com o Hospital Matarazzo (ex funcionários, ex-pacientes).

Vou responder a essa frase com todo gosto! Primeiramente todas as pessoas que moram na região da Bela Vista sabem que a maioria dos Hospitais que funcionam na região, são particulares, somente pessoas com um bom nivél social tem condições de pagar (e até eles mesmos reclamam dos preços absurdos oferecidos por estes Hospitais).
Hospitais públicos na região temos o Hospital Brigadeiro (que cuida de crianças) e o Perola Bington (Hospital de mulheres), mas a região está precisando de um grande centro de saúde, que tenha muitas especialidades, atenda pessoas de todas as idades, independente da classe social, um Hospital que possa atender a uma grande demanda de pessoas (já que muitos Hospitais não estão dando conta da demanda de pessoas) e etc.

O Hospital Matarazzo voltando a ser reativado será muito importante, pois ali é uma região de fácil acesso para pessoas de toda a cidade, pois tem linhas de ônibus, metrô, para toda a cidade (muitas pessoas do meu bairro são ex pacientes do Hosp. Matarazzo). Quem de São Paulo não conhece a Av Paulista? Além disso, o Hospital voltando a ser reativado, poderia ter muitas utilidades, como por exemplo, poderia ter muitas enfermarias, salas de enxames, laboratórios, uma grande farmácia, centros cirúrgicos, uma parte só para fazer transplantes de orgãos, especialidades de todo tipo, consultas de rotina. Maternidade, escola de enfermágem, e muitas e muitas outras coisas (em outro post falarei mais sobre o problema da saúde pública de São Paulo, e também as vantagens que os paulistanos irão ter com a reabilitação do Hospital Matarazzo)

Respondi a pergunta, para que essa região precisa de Hospital.

A Previ deveria parar de só pensar em lucro, e pensar um pouco nas pessoas! Pessoas que poderiam sim, ser beneficiadas ganhando de volta seu tradicional Hospital, que é tão belo (com uma arquitetura tão bonita) e tão grande (que poderia ter muitas utilidades médicas).

Essa é a minha mensagem! "Pensem nas pessoas e faça o bem, pois dinheiro ninguém leva, depois que morre!"

Até mais amigos, logo eu posto mais!



Um comentário:

Antonio disse...

Foi no Hospital Matarazzo meu primeiro emprego com carteira assinada, eu estava com 14 anos, corria ano de sessenta e um. Na época não existia o ECA, graças a Deus. Ali peguei uma pneumonia e recebi tratamento que rendeu um poema.

PNEUMONIA (LEMBRANÇAS DO HOSPITAL MATARAZZO)

Deitado na cama da enfermaria
dos indigentes, onde se misturam
adultos e crianças, recordo a bola,
o campinho e a escola!
Que bom, não preciso ir à escola!
Também não adianta, não posso correr,
não posso brincar nem trabalhar.
Nem mesmo procurar os tesouros
escondidos na Mata do Governo!
Achar o tesouro, que bom!
Eu ia ficar rico e mamãe não ia
mais trabalhar, e eu
só ia estudar, estudar.
Para ser presidente da República
e tirar da miséria todos os brasileiros.
O doente da cama ao lado, negro,
mendigo, que chegou à tarde, geme
alto, o enfermeiro disse que ele ‘tá
com uma tal de cirrose.
(Pela magreza eu acho
que é fome mesmo!)
O pobre continua gemendo e chorando,
chamo a irmã de caridade, ela demora.
Levanto da cama; o camisolão que
eles dão pra gente usar é espalhafatoso,
pareço até um profeta daquelas
pinturas da igreja, procuro ajudar
o homem, que começa a tossir e
gorgolejar, pois o sangue
escorre da sua boca.
A irmã de caridade não vem,
os outros doentes dormem,
repentinamente o doente
inclina a cabeça e se cala.
Limpo sua baba sangrenta com o
papel higiênico que está na mesa.
Retorno ao leito, onde deitado
contemplo o teto pintado de
azul que parece o céu, onde
moscas depositam estrelas negras.
Durmo!
Quando acordo tarde no outro dia,
fico tranqüilo, a cama ao lado está vazia.
É sinal que mais um pobre descansou!