quarta-feira, 1 de outubro de 2014

EXPOSIÇÃO MADE BY ... FEITO POR BRASILEIROS

Estátua do Conde Francesco Matarazzo
Estátua do Ermelino Matarazzo



Estive na exposição duas vezes. A primeira vez foi logo quando ela foi inaugurada dia 09/09/2014. Fiquei muito contente em voltar nas casas de saúde (parte amarela), que não ia desde 2009. Minha primeira impressão é que estava mais preservado, que tinha partes que tinham melhorado bastante comparado a última vez que estive.

No primeiro dia, vi que tinha muitas pessoas curiosas. não só pela exposição em si, mas em visitar os prédios do Complexo Hospitalar, Muitos nem chegaram a ver quando o prédio funcionava como Hospital, e outros eram pessoas que parecem que voltavam no tempo, tentando relembrar onde trabalhavam, ou pessoas que eram ex pacientes como minha irmã e eu e muitos estrangeiros.


Não me impressionou em nada aquelas "Obras de Arte", cada sala tinha algo, uma que me impressionou foi de uma ex paciente chamado"Agenor", tinha documentos e fotos dele que foram encontrados no Hospital. Gostaria de ter ido nas partes de cima, mas infelizmente eles colocaram vários cordões de isolamento para as pessoas não subirem. Claro, dava para ver de longe que tinha partes que estavam com o telhado podre, (alias nem tem forro mais no telhado) que estão cheios de furos ... 

Um dos corredores do Hospital
O Pior é a situação dos prédios onde funcionavam a Lavanderia, Cozinha e sala de Enfermagem. Neste prédio simplesmente Chovia, lembrando que antes ele já estava em situação precária, eu imagino então agora, com água caindo, e com certeza provocando infiltrações  que com toda a certeza acelera a degradação do imóvel. Diziam que era seguro, mas não acreditei em nada.

A Maternidade estava fechada e também o prédio da Pediatria, 

Desta segunda vez que estive lá (30/09/2014), tinha bem mais pessoas, porém tinha partes que estavam fechadas como as portas que davam para entrar no jardim, Achei estranho

O ex paciente Agenor

Mais estranho ainda é que tinha bombeiros e o prédio da antiga Lavanderia, Cozinha - tinha grades para as pessoas não aproximassem, sendo que da primeira vez não tinha nada disso.

Tudo isso me faz pensar que com essa "Grandiosa obra de arte" está forçando cada vez mais o processo de degradação, 

Prédio onde funcionava a Cozinha, Lavanderia que chove
Conversei com os monitores e me falaram que o Allard pretende mesmo e demolir 3 prédios, e os que restaram, APENAS PRESERVAR SUA FACHADA e tem gente ainda que acha que isso é preservar, E vão fazer modificar tudo PORTANTO PERDENDO SUAS CARACTERÍSTICAS.

Chegando a conclusão foi bom o Allard ter feito a exposição, para mostrar as pessoas o Hospital, seja para pessoas que tem alguma história de vida lá, ou mesmo as pessoas que nunca estiveram lá, que só ouviram falar, mas o errado de tudo isso é usar a Exposição para promover o tal projeto deles, que pretendem implantar no antigo Hospital.

Falam que é arte, mas na verdade tudo se trata de um Hotel 6 estrelas, e de um Shopping de Luxo, ou seja um novo JK, Iguatemi, ou Cidade Jardim ... e uma torre de escritórios se assemelhando muito com o projeto do arquiteto Júlio Neves.

O Alexandre Allard está vivendo em São Paulo e diz que veio morar aqui justamente por que Paris tem as leis de tombamento rígidas, então este senhor quer vir aqui para sair demolindo prédios made in Brazil por que aqui muitos são convencidos  para a alegria dos imobiliários que saem demolindo tudo que encontram dando lugar a prédios, shoppings - perdendo seu passado e sua origem.

Muita gente "deslumbrada" com o projeto deles, acham que é a salvação da Pátria, mas na verdade é que não vão desfrutar de nada pois a cidade Matarazzo, vai ser a cidade dos ricos, milionários. Do hotel (nem vão chegar perto, pois uma diária terá um preço exorbitante).

Não trocaria gato por lebre, acho que para um lugar de total importância não pode ser implantado "qualquer coisa", que ainda vai modificar totalmente o local e que vai ser de uso de poucos. Da classe abastarda.

Dizer que os prédios podem ruir, sim eles podem se não dado um uso, mas de uma maneira indireta poderá ocorrer, com a ajuda dos martelos do Allard, como fizeram em um hotel antigo francês, a grandiosa Festa da Demolição.

Hospital, é caro, sim é caro, impossível - não é, já falei com muitos arquitetos, inclusive estrangeiros, que da SIM para fazer um Hospital moderno,  e em formato de casarão como o Umberto I da Itália que é tão antigo quanto o Matarazzo e funciona as mil maravilhas. 
Sua reforma, poderia sair um pouco cara, mas valeria a pena voltar a ter um grandioso Hospital MISTO.
Sim, ele poderia ser rentável sim, pois ele teria suas alas particulares também e poderia abrigar centro de pesquisas, faculdade de medicina e etc, muitas coisas importantes, que realmente seria de proveito de toda a população.
Hospital nunca é demais, e ali tem espaço de sobra e seria de fácil acesso a toda população.

Afastar os investidores - A fundação Zerbini se interessou e quase deu certo, o candidato José Serra já comentou que tinha interesse em reabrir o imóvel, 

Caros, graças ao conformismo de muitos, estamos deixando nossa cidade feia, perdendo suas característica históricas,monumentos e  dando lugar a esses malditos empreendimentos imobiliários.  Mesmo que não fosse um Hospital, poderia ser um museu, uma faculdade - algo para a POPULAÇÃO EM GERAL.






9 comentários:

Anônimo disse...

Há muito mistério ainda em relação às reais intenções deste senhor... Eu participei das reuniões explicativas (sobre o projeto, que aliás, não está aprovado ainda) e algumas idéias são excelentes, mas aí está, são idéias e não temos garantia alguma do que vai de fato acontecer. Tudo que sei é que este "gentil senhor" e todo o grupo conseguiram é lotar o edifício de "obras" que eu defino muito mais como lixo (obra de arte na minha opinião é uma escultura do Rodin e não entulho empilhado num canto de uma sala, mas isso é só minha opinião). Eles também conseguiram nos incomodar a ponto da PM ser chamada mais de uma vez devido a festas que duram até as 6 da manhã. É uma pouca vergonha, uma falta de respeito sem fim. Sem contar que aposto que não há licença, alvará ou nada do tipo para isso... A minha Alameda Rio Claro silenciosa, se depender deste Allard, está com os dias contados... E não tenho muita certeza de que o tombamento (que existe, sim) será respeitado, vide a falta de escrúpulos deste pessoal nas festas (pois foram várias) que promoveram lá dentro.

Anônimo disse...

Não conhecia a história do hospital, mais realmente vc falou tudo...
Infelizmente o maldito dinheiro corroem nossa sociedade, uma pena.
Realmente pela localização daria um ótimo museu ou faculdade, mais cultura nunca foi prioridade...

Gabriel Alves disse...

Olá

Gostaria de fazer um editorial no Matarazzo após a termino da exposição com o espaço já vazio, mas não consigo nenhuma forma de contato para pedir autorização. Será que conseguem me ajudar?

Obrigado

Paulo Ubermensch disse...

Olá, boa tarde.
Gostaria de saber quem é o responsável pelo hospital hoje? Gostaria de saber se haverão outras exposições e se pode haver filmagens no hospital. Grato desde já.

Att Paulo Abe

Paulo Ubermensch disse...

Olá,
haverá mais exposições?
Aceita-se filmar o lugar?
Há um site oficial?

att Paulo Abe

Hospital Matarazzo disse...

Prezados.
Justamente, também estive em uma reunião com o pessoal do Allard inclusive com o Alexandre, e eles mostraram o projeto, mas as intenções não foram claras, e fiquei sabendo inclusive que o projeto foi alterado. E o pior que não foram feitos estudos no local, querem mexer no subsolo (escavar), o que pode acabar com as estruturas do imóvel, levando a ruína. E o impacto de transito, que poderá ser desastroso.

Hospital Matarazzo disse...

Sim, eu acho que ali, além do Hospital, poderia ser uma faculdade, um centro de pesquisas, um museu, enfim algo que servisse para toda a população e que não infringisse as normas de tombamento, respeitando seu passado.

Hospital Matarazzo disse...

A exposição tinha sido prolongada por uma semana. Eu consegui filmar o local sem problemas.

Anônimo disse...

Boa noite. Achei muito interessante e de bastante relevância o seu blog. Gostaria de sua ajuda: meu bisavô faleceu no Umberto I por volta de 1919. Saberia me dizer para onde foram e onde encontro os registros de óbito do hospital? Muito obrigada! Camila camiladiana@gmail.com