terça-feira, 19 de agosto de 2014


NOVIDADES


No mês de Setembro irá ocorrer no antigo Complexo Hospitalar uma exposição sobre "Made By Brazilians " que contará com um orçamento de R$ 12.681.710  e tem como principal objetivo explorar a qualidade multicultural do País e de São Paulo, trazendo para seus habitantes e visitantes uma força de inspiração, inovação e imaginação; bem como incitar o interesse na área cultural, propiciar o conhecimento de novos artistas e estimular o intercâmbio de culturas.
A exposição será gratuita e ficará funcionando por cinco semanas aproximadamente.
Exposição, cultura, arte é importante para nossa cidade, mas acho que deveria abrigar tudo isso em outro local.
Essa exposição com certeza tem como objetivo calar as pessoas que são contra esse projeto do grupo Allard. Querem mostrar as pessoas que tudo é maravilhoso sendo que na realidade não é.

MUDANÇA NA RESOLUÇÃO DO TOMBAMENTO

A resolução do Tombamento do antigo Complexo Hospitalar foi revogada no dia 18/02/2014 segundo informações do site da secretaria da Cultura http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.bb3205c597b9e36c3664eb10e2308ca0/?vgnextoid=91b6ffbae7ac1210VgnVCM1000002e03c80aRCRD&Id=ffe035d6c20bc010VgnVCM2000000301a8c0____ .

Quer dizer que eles "mudaram" as normas de tombamento, quer dizer que eles querem mesmo é só preservar a fachada e botar abaixo tudo por dentro.
Sim, quem sabe esse projeto sendo aprovado, eles não queiram demolir tudo, como fizeram os donos do banco Safra que compraram e demoliram a antiga Maternidade São Paulo.

O Condephaat que na época que a Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil) era proprietária, tinha destombado o imóvel, e só foi revogada devido a ação judicial.

Agora eles (o grupo Allard) podem fazer o que quiserem.

É um desrespeito com os pacientes, com as nascidos, com os trabalhadores que trabalharam lá e com todo mundo, esse mercado imobiliário pensam que o Comércio do Luxo é tudo?  Que podem ficar destruindo o passado da nossa cidade, botando abaixo todos nossos monumentos ...

Sim acho legal gastar dinheiro em arte, mas acho que gastar dinheiro em algo que realmente seja necessário para todos, como Hospital bem equipado, acho muito mais importante.
É deplorável como andam tratando nossos Hospitais como é o caso da Santa Casa, que quase foi fechada e está toda endividada. (logo vou escrever algo a respeito disso).

Sou totalmente contra e ali deveria ser um Hospital, tenho dito.

Segue abaixo o link com a "nova resolução do Tombamento"








11 comentários:

Unknown disse...

Olá meu nome é Claudio e fui paciente deste Hospital por muitos anos,sinto e lamento muito seu fechamento.
Se o dinheiro que os nossos governantes corruptos fosse investido neste hospital,com certeza ele ainda estaria funcionando e teríamos uma condição um pouco melhor da saúde pública de SP.
Infelizmente,a construção e a manutenção dos nossos hospitais,não é e nunca foi prioridade para os governantes.
A manutenção deste hospital desafogaria a Santa Casa,o Hospital Das Clínicas e consequentemente muitas vidas seriam salvas.
Será agora um centro de exposições?
Considero a arte muito importante para a vida,porém acho que saúde,segurança e educação são prioridades muito maiores.
Os serviços públicos estão cada vez piores,no entanto os altos impostos continuam sendo pagos.
Acredito que vamos assistir,logo mais,um empreendimento imobiliário na região com fins lucrativos,talvez um hotel ou algo do gênero,seja lá o que for será algo ordinário como os nossos governantes.
Parabéns pelo Blog e deixo aqui meu adeus e agradecimento ao Hospital Matarazzo.

bananabrazil disse...

O mais lamentável é que tantos impecilhos e ações judiciais ENTRAVEM tanto a inciativa privada de proporcionar melhoria e alguma preservação do sítio arquitetonico em foco. Se continuar do jeito que está vai acabar desabando tudo aquilo (o que ja vem acontecendo) ou sofrendo mais invasões de Sem teto enquanto um bando de sectarista ficam só no Blá, Blá, Blá...Aqui nesse país infelizmente as coisas so funcionam na mão da iniciativa privada. Governo não cuida do bem público! Deve-se chegar a um acordo para que se consiga salvar alguma coisa. Exemplos como a Casa das Rosas poderia ter ajudado a salvar muitos casarões mais na Av. Paulista...

eu disse...

Esses franceses poderiam voltar para casa. Neste exato momento rolando um shows, somente para convidados vips. São 2:30 da madrugada e não consigo dormir com o inferno deste som alto. Sou morador da rua e hoje está um inferno aqui. O trânsito está um caos, onde mal passa carro e pessoas, essa hora um congestionamento horrível e monte de gente falando alto tudo bêbado.
Neste exato momento uma banda tocando, parece ser o filho daquela ministra da cultuado ou algo parecido.
Dizem que gastaram 15 milhões, quem pagou isto? Será que foi os cofres públicos com o incentivo da cultura, como foi feito recentemente com a moda que ganhou um dinheirão para apresentar-se em Paris.
Não sei não mas esta história está mal contato.
Gostaria realmente de saber de onde veio este dinheiro, que está sendo investido pra perturbar o meu sossego.

Agora enquanto eu escrevo anunciaram a próxima música. Eu só quero comer vc, jogando isto no google da SUPLA OU PAPITO. QUER SABER AGORA SIM TA CHEIRANDO MAL.
QUEM ESTÁ PAGANDO ISTO POR FAVOR?

Supla e sua turma até curti um dia suas músicas quando tinha 15 anos, hoje vai para o inverno e sai da minha janela cantando esta merda e não me deixando dormir.

Unknown disse...

boa noite gostaria de saber como a população pode ajudar a abrir esse hospital....sei lá qualquer coisa menos um imóvel de luxo....quero muito ajudar pois nasci lá e quero ficar do lado dos moradores que tanto lutam.OBRIGADA

Hospital Matarazzo disse...

Prezados
Realmente acho um absurdo esse projeto do grupo Allard, eles inventaram essa tal exposição de arte para promover o tal projeto deles, que se consiste em transformar o complexo em Hotel 6 estrelas, Shopping e espaço cultural e pretendem fazer demolições no local. Essa exposição realmente foi organizando com dinheiro da lei Rouanet, portanto dinheiro público para promover um projeto particular que não vai ajudar em nada a população.
No dia da inauguração da exposição convidaram vários "artistas" bem a cara do Alexandre Allard que adora se promover. Uma palhaçada. Eu estive na exposição (logo publico fotos) e cada vez que entro naquele lugar, vejo que ele não pode ser transformado em shopping, um desrespeito com todos, e sim teria que ser Hospital ou algo realmente de benefício para a população. Quantos shoppings existem na região?! Vários ... Não seria melhor destinar aquele local para uso da população como um Hospital!? Podia ser misto, poderia ter um centro de pesquisas no local, fazer todo tipo de enxames e etc.
Esse francês, se ele quer fazer empreendimentos, sair demolindo tudo como fez em Paris, que volte para casa.
Sei que não é legal o imóvel ficar abandonado sem uso, mas é melhor que venha realmente um projeto que respeite sua história e sua arquitetura do que aceitar qualquer coisa, e acabar destruindo e descaracterizando tudo.
Quem é contra o projeto pode deixar seus contatos aqui Ok

Paula Paiva disse...

Olá, Luana! Tudo bom? Achei o seu blog e gostaria muito de conversar com você. você poderia me enviar algum contato, por favor? Meu email é p.paivapaulo@gmail.com e telefone (11) 982048812
Muito obrigada!
Abraços

Unknown disse...

Boa tarde, alguém sabe me informar para onde foi todo o arquivo de prontuários na época do fechamento do Hospital? Grata, Ellen Miras

Unknown disse...

Como faremos para o hospital não ser destruído?

Anônimo disse...

Hoje passei na Rua Itapeva e vi tudo "na chon", sera que ningeum se importa com a memoria da nossa cidade?

Desmontrix disse...

Boa noite ou triste noite para mim.
Cheguei aqui por acaso e vou dizer como. Estava a procura do cartório onde minha irmã foi registra,para solicitara a 2 via da certidão de nascimento.Como ela não mora em Sampa me ofereci para ajudar. Ela me passou os dados dela já que a certidão estava em frangalhos.O único dado que ela conseguia identificar era que o cartório seria em Santo Amaro.Fazendo pesquisa descobri que não era em Santo Amaro. Pedi para que me mandasse uma copia do que ela tinha da certidão. E descobri que ela foi registrada na Bela Vista e tentando ler a certidão ainda escrita a caneta.Que ela havia nascido no C.F.Matarazzo. fiquei todo feliz,tenho paixão por esse Sr.e gratidão,um sentimento que não sei explicr mas ele forte. Quando joguei no google C.F.Matarazzo cheguei aqui comecei ler ler ler e chorar chorar ficar triste com dor no peito ...
ver tanta beleza e abandono... Uma historia de sucesso e superação de uma colonia,amor e dedicação de um homem de uma família engajada em doar o seu melhor ao próximo a uma cidade...
Um homem que era e sempre será a maior personificação da nossa bandeira paulistana a divisa NON DVCOR DVCO "Não sou conduzido, conduzo".Um Hospital referencia na américa latina. Nossa cidade precisa de homens como o C.Francisco,Precisamos urgentemente de mais Miragaia,Martins,Drausío e Camargo de paulistanos e paulistanas como eram em 1932.: Dulce et decorum est pro patria mori (“é doce e honrado morrer pela pátria”), Pro brasilia fiant eximia (“pelo Brasil faça-se o melhor” ), Non ducor, duco (“não sou conduzido, conduzo”) e In Hoc Signo Vinces ("Com este sinal vencerás").São Paulo esta cada vez mais sem hist´ria são poucos os que lutam pela sua preservação.Já não se fala de São Paulo nas escolas .Não se fala de C.F.Matarazzo não se fala de 1932,de semana de arte,etc... Só se fala de transito,filas,filas.filas,e cultura drops . O que esta acontecendo com a nossa cidade?E os cidadoes? a cada decada perdemos nossa história a cada ano perdemos um pouco mais da nossa identidade física, não temos o que mostrar aos nosso filhos e netos.Como mostrar onde nascemos,estudamos,brincamos para onde apontar, o que fotografar?... Desculpa pelo texto a gramática ruim ...Acho que nem é mais um texto e sim um desabafo... Mas dói tanto no peito ver a nossa cidade a nossa historia com futuro longo longo e sem passado, sem herois sem chicos,sem mmdc sem paulistanos e paulistanas sem etc etc etc..... Obrigado por me contar a linda e triste história do hospital Francisco Matarazzo .MUito obrigado e mais uma vez desculpas ocupar esse espaco tao lindo e triste

Felites disse...

Boa noite ou triste noite para mim.
Cheguei aqui por acaso e vou dizer como. Estava a procura do cartório onde minha irmã foi registra,para solicitara a 2 via da certidão de nascimento.Como ela não mora em Sampa me ofereci para ajudar. Ela me passou os dados dela já que a certidão estava em frangalhos.O único dado que ela conseguia identificar era que o cartório seria em Santo Amaro.Fazendo pesquisa descobri que não era em Santo Amaro. Pedi para que me mandasse uma copia do que ela tinha da certidão. E descobri que ela foi registrada na Bela Vista e tentando ler a certidão ainda escrita a caneta.Que ela havia nascido no C.F.Matarazzo. fiquei todo feliz,tenho paixão por esse Sr.e gratidão,um sentimento que não sei explicr mas ele forte. Quando joguei no google C.F.Matarazzo cheguei aqui comecei ler ler ler e chorar chorar ficar triste com dor no peito ...
ver tanta beleza e abandono... Uma historia de sucesso e superação de uma colonia,amor e dedicação de um homem de uma família engajada em doar o seu melhor ao próximo a uma cidade...
Um homem que era e sempre será a maior personificação da nossa bandeira paulistana a divisa NON DVCOR DVCO "Não sou conduzido, conduzo".Um Hospital referencia na américa latina. Nossa cidade precisa de homens como o C.Francisco,Precisamos urgentemente de mais Miragaia,Martins,Drausío e Camargo de paulistanos e paulistanas como eram em 1932.: Dulce et decorum est pro patria mori (“é doce e honrado morrer pela pátria”), Pro brasilia fiant eximia (“pelo Brasil faça-se o melhor” ), Non ducor, duco (“não sou conduzido, conduzo”) e In Hoc Signo Vinces ("Com este sinal vencerás").São Paulo esta cada vez mais sem hist´ria são poucos os que lutam pela sua preservação.Já não se fala de São Paulo nas escolas .Não se fala de C.F.Matarazzo não se fala de 1932,de semana de arte,etc... Só se fala de transito,filas,filas.filas,e cultura drops . O que esta acontecendo com a nossa cidade?E os cidadoes? a cada decada perdemos nossa história a cada ano perdemos um pouco mais da nossa identidade física, não temos o que mostrar aos nosso filhos e netos.Como mostrar onde nascemos,estudamos,brincamos para onde apontar, o que fotografar?... Desculpa pelo texto a gramática ruim ...Acho que nem é mais um texto e sim um desabafo... Mas dói tanto no peito ver a nossa cidade a nossa historia com futuro longo longo e sem passado, sem herois sem chicos,sem mmdc sem paulistanos e paulistanas sem etc etc etc..... Obrigado por me contar a linda e triste história do hospital Francisco Matarazzo .MUito obrigado e mais uma vez desculpas ocupar esse espaco tao lindo e triste