terça-feira, 23 de junho de 2009

UM PEQUENO TEXTO

Antes de tudo, de continuar postando outros textos, gostaria de agradecer ao Milton Jung (da rádio CBN) por ter publicado um texto nosso sobre o descaso do Hospital Matarazzo, e também por ter publicado algumas fotos que tiramos (em nossa Segunda visita que fisemos ao Hospital , em Setembro com a nossa amiga Larissa Karen Amorim, a filha de uma ex- funcionária, valeu Láh).

Gostei muito da divulgação da nossa ideia de salvar o Hospital, na imprensa, mas digo desde já qe não queremos APARECER as custas do caso do Hospital, mas sim queremos que realmente o Hospital seje salvo da degradação e volte a ser "reativado" como Hospital Público.

O Hospital estava esquecido a muitos e muitos anos, talvez só voltou a ser lembrado quando teve o evento "Casa Cor" e "A Casa dos Criadores", mas depois disso, voltou a ser um imóvel lá, abandonado, em degradação, cheio de lembranças de um passado que não volta mais, e um futuro incerto (talvez certo, de ficar se degradando até cair, e depois disso, o terreno abrigar um shopping, flat, salas comerciais e etc).

Quando estivemos desde a primeira vez lá, sentimos a obrigação de tentar fazer algo para salvar o lugar, que tanto nos ajudou anos atrás! Porisso estamos nessa campanha até conseguir nosso objetivo que não vai ajudar só nós, mas sim muitas e muitas pessoas que tanto necessita de centros de saúde de qualidade.

Não assisti o programa, mas pelo oque me contaram a Helena Saia deu uma entrevista, falando sobre o Hospital Matarazzo, e que mesmo ele estando degradado, ele pode ser salvo. Espero que as palavras dela realmente tenhe sido verdadeiras, e que ela realmente tenha desistido de um dia já ter sido parceira do arquiteto Júlio Neves para a implantação do projeto da PREVI de demolir boa parte do complexo hospitalar para construir o shopping, o flat e etc!

Mas uma coisa em não concordo é que eu acho sim que a PREVI deveria cuidar melhor do imóvel. Não adianta fazer somente um muro, pois a única vantagem é impedir invasões, mas por outro lado, serve para impedir que as pessoas entrem e vejam como o complexo hospitalar está por dentro. Se eles estão arrumando o telhado, por que não permitem visitas ainda? Quem não deve não teme!
Maquiar por fora não vale!

Outra coisa que eu falo também é que a comunidade Italiana deveria ter um Hospital como tinha antigamente. É a maior colônia de imigrantes de São Paulo. Se temos o Albert Einstein, o Sirio Libanez, o Oswaldo Cruz, que foram fundados por associações de imigrantes. Por quê não podemos ter o Hospital Matarazzo ou Umberto Primo de volta, para a comunidade italiana?


Continuando o comentário!

No dia 24 de Junho, estava na Av Paulista para resolver umas pendências pessoais , e como sou muito curiosa, quando ia embora, dei uma passada em torno do Hospital Matarazzo. Eu tinha escutado um boato que o estacionamento voltou a ser fechado, então fui lá para saber.

Quando estava andando, e olhei para o complexo hospitalar, e novamente deu muita pena em ver tudo abandonado, se deteriorando mais e mais.... Uma tristeza!
E vi mais um encanamento quebrado, deixando a parede podre! Bem, podem colocar mil tabuas de madeira para esconder, tudo o que for possível, mas é obvio que percebemos como o lugar está degradado, e eu fico pensando se nada for feito, pode ocorrer uma tragédia a qualquer momento lá!

Fiquei muito chatedada, já que no dia seguinte eu ia fazer aniversário, e realmente é chato ver o lugar que você ( e outras pessoas) nasceu, estar abandonado e degradado!

O estacionamento está mesmo fechado, pelo o que vi, tem uns blocos de tijolos na entrada (onde passavam os carros) e uma tábua de madeira! Acho que é para impedir a passagem de carros no local!

Minha opinião sobre o estacionamento é a seguinte: Tudo bem, ele pode funcionar, mas desde que ofereça segurança para as pessoas que trabalham lá.
Os prédios que compoem o complexo hospitalar estão muito degradados e se um carro derrapar em um dos prédios, pode ter um desabamento, e uma tragédia, ou várias!
É um caso de segurança para os funcionários e também para os prédios.
Realmente, é triste ver pessoas desempregadas, mas se o complexo for restaurado, ai sim, não haverá perigo, e se o complexo for reativado como Hospital, muitos empregos serão criados!!!!!!! Podem ter certeza!



Nenhum comentário: