sexta-feira, 16 de abril de 2010

SISTEMA DE SAÚDE EM SÃO PAULO -


Vou falar um pouco sobre a saúde em São Paulo.
Desde muitos anos o sistema de saúde sempre foi deficitário. Sempre houve filas, demoras no atendimento, falta de médicos, falta de leitos hospitalares, de hospitais e etc. Muitos governantes prometeram melhorias, mas até agora muito pouco foi feito no nosso sistema de saúde.

Muitas pessoas reclamam da demora para serem atendidas. Muitas pessoas tem que esperar horas mais horas na fila (de espera), e mesmo assim, nem sabe se serão atendidas. E em muito desses casos, são pessoas que precisam de atendimento rápido.

Muitas vezes, os médicos mau olham na cara das pessoas, e já dispensam! Uma consulta bem rápida! Muitos médicos (não digo todos, mais alguns) são impacientes, grossos ... não fazem um diagnóstico preciso da doença do paciente e isso leva ao erro médico.


Muitas consultas (principalmente em postos de saúde) demoram muito tempo para serem agendadas! Vi pessoas (como eu mesma) com consultas agendadas para mais de três meses.

Além disso sempre falta médicos!


E quando alguém tenta se informar por telefone, sobre consultas, agendamentos e etc, quase sempre é atendido com grosseria. Infelizmente é a falta de educação de alguns profissionais!

Um absurdo, mas eles alegam que é devido a demanda enorme de pessoas (marcadas) e por falta de médicos.

Além desse problema, temos outro, bem grave. Consultas com médicos especialistas e fazer enxames. Muitas vezes, queremos passar em um médico especialista ou fazer um enxame (para saber se temos alguma doença e como ela poderá ser tratada), mas sabemos bem como é a demora para conseguirmos passar em alguma especialidade. Tem pessoas que me relataram que demoraram mais de 1 ano para conseguir um encaminhamento para um especialista!


Temos que esperar e esperar, mas será que aguentaremos até lá!?

E o que dizer sobre os enxames? Geralmente, dependendo do tipo de enxame demora muito tempo para ser agendado!

E esse é o caso de cirurgias também. É muita burocracia! Elas demoram em tanto para serem agendadas. A demanda de pessoas é enorme, são muitas pessoas que estão na fila de espera para serem operadas!

Quando é em caso de transplantes, ainda é pior, pois muitas pessoas acabam morrendo!


Outra coisa a ser discutida aqui, é a grande falta de remédios na rede pública, muitas pessoas acabam tendo que recorrer as farmácias, que cobram preços, dependendo do medicamento, exorbitantes.

Uma coisa que está acontecendo é a centralização da saúde. Antigamente, todos, independente da região da cidade, podiam passar em qualquer Hospital, bastava levar os documentos exigidos. Um grande Hospital tem suas vantagens pois se você precisar fazer algum enxame, é só fazer lá na hora!

Agora as coisas mudaram. Se você quer passar em um especialista, terá que pedir um encaminhamento em um posto de saúde, que demora meses!


Muitos Hospitais de grande porte, só atendem casos graves (como pessoas acidentadas), ou pessoas encaminhadas. Além disso, em alguns casos, eles só atendem pessoas da mesma região onde se localiza o Hospital. Por exemplo, o Hospital Universitário (da USP) só atende o pessoal do Butantã.


Mesmo assim a maioria destes Hospitais sempre são abarrotados de gente. Sempre vivem lotados. As Clínicas, a Santa Casa de Misericórdia e etc!!!!! E com razão, pois estes grandes centros de saúde são bem equipados, fazem todos os tipos de enxames, e se localizam em áreas centrais da cidade. Locais de fácil acesso para toda a população paulistana. Muitos profissionais preferem trabalhar nestes grandes centros, diferente da Periferia ...


Nos hospitais periféricos, muitos profissionais (como médicos) não gostam de trabalhar nessas áreas. Para começar a distância (pois sabemos bem como nossos meios de transporte são deficitários) de suas casas, os baixos salários, a falta de equipamentos modernos nestes hospitais e o pior de todos a violência que rodeia essas áreas.

Já observei muitos médicos pedindo para trabalhar em áreas mais centrais devido a violência. Muitos médicos que trabalham nas periferias, reclamam que já foram assaltados ...!?


Percebemos que os problemas são enormes! Grandiosos!

Muitos bairros periféricos não possuem hospitais, e imagine quantos deveriam ser construídos para suprir toda necessidade da população, mas infelizmente o governo não fazerá isso alegando falta de verbas públicas!!!!!!
Está bem claro que precisamos de mais Hospitais ...