quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Nostro Ospedale!


Olá pessoal!
Bem hoje vou falar sobre o desejo da colônia Italiana em voltar a ter um Hospital.
(foto acima de Francesco Matarazzo com seu filho Chiquinho na inalguração da casa de saúde Ermelino Matarazzo).

Sabemos que a ideia de contruir um Hospital partiu da Societa Beneficente in San Paolo em 1878, que queria construir um Hospital para servir a colônia Italiana de São Paulo. Depois de muitas tentativas fracassadas, finalmente encontraram um terreno próximo a Avenida Paulista, e finalmente no dia 14 de Agosto de 1904 ,com a presença das autoridades locais, eram inaugurados os 2 pavilhões centrais do Hospital Matarazzo - com capacidade para 50 leitos, salas de operações, cozinhas e diversas outras dependências. Muitos contribuiram para a construção do hospital, mas foi o Conde Francesco Matarazzo quem mais se engajou na iniciativa - doando o dinheiro para a construção do primeiro prédio e depois custeando a obra e os equipamentos médicos de uma nova ala.
Em 1905 o hospital começou a receber doentes sem distinção da nacionalidade, raça, cor ou religião.
Em seu primeiro ano de atividade, quando a capital paulista contava com apenas 273 mil habitantes, o Hospital Matarazzo internou 710 doentes, dos quais 85 eram pensionistas e 626 eram indigentes. O movimento no ambulatório atingiu naquele ano 6956 consultas.
Em 1909 era instalado um aparelho de raios x e em 1915 - o então comendador Francisco Matarazzo tomava para si o encargo da construção e do aparelhamento da primeira casa de saúde a integrar o Conjunto Hospitalar - doando-a à sociedade. E foi em 1917, na cerimônia de sua inauguração que Francesco Matarazzo, depois de explicar como a renda se destinaria a beneficiar os doentes pobres internados nas enfermarias, concluiu sua oração com a frase que até hoje norteia as atividades do hospital :

" Para que o preço da saúde dos ricos reverta em benefício da saúde dos pobres "

Naquele ano, graças aos patrocínios para quermesses e festas beneficentes, foram aumentados os leitos nas enfermarias e abertos ao público novos ambulatórios. Os governos italiano e do estado de São Paulo mantinham contribuições fixas.
Em 1920 foram doados ao hospital uma cozinha a vapor e um gabinete de fisioterapia. Em 1922 Dona Virgínia Matarazzo mandou construir a Capela de Santa Luzia, enquanto o Conde Francisco Matarazzo ampliava as acomodações do gabinete de raio x. Também foi fundado no hospital a " Ars Medica " - associação para o estudo da diciplina médica, criando uma das mais importantes bibliotecas médicas da Capital.
Em memória de seu filho Ermelino, tragicamente falecido em jovem idade, o conde Francisco Matarazzo construiu a Casa de Saúde Ermelino Matarazzo, que seria inaugurada pelo presidente do estado de São Paulo, em 7 de junho de 1925.
Mais tarde, em 1943, foi inaugurada a Maternidade Condessa Filomena Matarazzo ( nome em homenagem à esposa de Francesco ) e nela foi aberta uma enfermaria de ginecologia. Aliás, a Maternidade Condessa foi considerada a melhor da América do Sul !!!
Ampliavam-se as enfermarias do Hospital e renovavam-se instrumentos e aparelhos. Novas seções especializadas eram instaladas, ampliados os ambulatórios, adquiridos aparelhos. Os primeiros estudantes da Faculdade de Medicina estagiaram em seus ambulatórios e salas cirúrgicas. E em 1953 foi criado por Mariângela Matarazzo - o Instituto de Neurologia.

Com o passar dos anos, a Societa Beneficente in San Paolo, foi deixando de receber doações (para manter o Hospital) e a familia Matarazzo (principais contribuintes) foi entrando em decadência!
O Hospital foi vitima de fraudes (INAPMS), foi se endividando, até entrar em crise, o que ocasionou sua desativação em 1993!

Com isso a colônia Italiana passou a não possuir um Hospital para a representar!

Visto que muitas colônias como a Portuguesa, a Alemã, a Júdia, a Sírio Libaneza ... possuem um Hospital para os representar!
Tudo bem que muitos desses Hospitais são particulares, mas possuem um excelente atendimento!
É uma vergonha a colônia Italiana não possuir um Hospital para a representar, visto que é a maior colônia de imigrantes de São Paulo.
Realmente eles não deveriam ter permitido que o Hospital fechasse, deveriam ter feito algo para salvá-lo, mas como isso não ocorreu, deveriam sim fazer alguma coisa agora, nunca é tarde para consertar os erros!

Fiquei sabendo que muitos Italianos se incomodam pelo fato de São Paulo não ter um Hospital para os representar, inclusive muitos empresários ... Então por quê não compram o Hospital da Previ?

Sei que há um tempo atrás já tentaram fazer isso , mas a Previ na época não tinha aceitado a proposta, daí eles ficaram sem fazer nada!

Mas, se muitas empresas se unissem em prol disso, e mandassem uma proposta para a Previ (oferecer muito dinheiro), o Hospital poderia sim ser salvo, e voltar a ser um tradicional Hospital Italiano de São Paulo, como era antes.

Mesmo que se fosse construir outro, não teria a mesma graça, visto que o Hospital Matarazzo (Umberto I) é um Hospital construído por imigrantes Italianos do início do século, e o Hospital foi feito com muito trabalho, e foi crescendo, se espandindo com a união de toda a colônia! O terreno é enorme e fica em um "bairro Italiano, a Bela Vista" , e tem uma História muito bela e não pode ser esquecida com o passar do tempo, e sim tem que continuar!

Fora que a sua arquitetura é um caso a parte, neoclássico, e impressiona a todos. Atualmente, mesmo o Hospital estando degradado, todas as pessoas que eu conheço e que já viram o Hospital, falam que é uma pena, um complexo tão belo estar abandonado, degradado, e que ao invez disso poderia estar atendendo diversas pessoas!

Agora, eu acho que é a hora de toda a colônia, (que todos os descendentes de Italianos de São Paulo) se unissem, lutassem em prol disso! Sei que a colônia Italiana infelizmente não é únida, mas nunca é tarde para se unir, visto que este é um objetivo em comum de todos!

Se querem ter de volta um Hospital Italiano, que se faça algo! Algo só se realiza com a união de todos!

Até mais amigos!