quarta-feira, 22 de abril de 2009

O dia que não conseguirmos entrar.





Acima, algumas fotos do Hospital Matarazzo.

Vou falar um pouco sobre a ultima vez que passei pelos lados do Hospital Matarazzo.
Era um dia de Sábado, estava indo com a minha irmã para aqueles lados, para encontrarmos alguns colegas.
Na verdade estava muito tempo sem saber absolutamente "nada" sobre o Hospital. Sabia que o estacionamento tinha sido reaberto graças a uma liminar da PREVI, mas só isso mesmo.
Quando chegamos, estava tendo uma feira lá na Al Rio Claro e o estacionamento não estava aberto naquela parte, apenas lá na outra entrada do Hospital na rua Itapeva.

Chegamos, e fomos perguntar para um vigia sobre o estacionamento, e ele disse que ele volta a ficar aberto (na Rio Claro) durante a semana. Perguntamos se o Hospital podia receber visitas, e ele disse que NÃO, ele nos disse que se entrassemos lá dentro, podia ser perigoso, pois várias partes do Hospital estavam desabando, e se acontecesse algo conosco, ele seria o responsabilizado.
Será que é porisso mesmo?

Encontramos nossos colegas, e eles nos falaram que a coisa anda feia lá mesmo.
Um dos vigias falaram para eles, que a PREVI não está autorizando visitas no Complexo Hospitalar, nem mesmo na parte que abrange o estacionamento (só mesmo para pessoas que estacionam seus carros) , não só porque o complexo hospitalar está em má situação de conservação (na parte interna) mas sim porque duas meninas entraram lá, e conseguiram fazer imagens do interior dos prédios, e publicaram na internet.
Quem não deve, não teme!

Mas também disseram coisas monstruosas.
No Complexo Hospitalar está tendo "desbamentos de forro" todos os dias, em todos os prédios.
Sempre eles escutam um barulho fortissimo, uma espécie de "boom", e derrepente sai uma grande quantidade de fumaça das janelas.
Caminhões com casambas veen todos os dias recolher enormes pedaços de forro que desabou (dos telhados).
Falaram que ninguém está indo nessas partes piores.
Porque ninguém toma uma atitude?

Outra coisa que falaram é que sempre, durante a noite, aparecem ratos.
Eles ficam andando de um prédio para o outro. Lá virou um abrigo de ratazanas, inclusive um vigia, foi no subsolo do Complexo, e ficou com as calças cheias de pulga de rato, ele mesmo sacodindo, ainda ficaram pulgas em sua calça!
Puts, isso não pode acontecer, é perigoso, inclusive para os vigias. Sabemos que a peste negra veio devastar um terço da população Européia na Idade Média, graças as pulgas de rato!
Cadê as detetizações?

Outra coisa são os cupins! Estes estão comendo toda a madeira do telhado.
Eu vi com meus próprios olhos, o telhado cheio de furos. Eu fico imaginando oque deve acontecer em dias de chuva? Com certeza, deve ser porisso que o piso térreo deve estar cheio de goteiras, pois no primeiro andar não tem mais forro, e o telhado está furado...
Cadê as detetizações (novamente)?

Outra coisa que falaram, foi sobre fantasmas.
Durante a ronda noturna, no prédio inacabado, dois vigias escutaram pessoas cantando. Quando foram ver dentro dos prédios, não tinha nada e eles sairam correndo.
Na Maternidade se escutam barulhos de crianças chorando.
Como deve ter morrido muitas pessoas no Hospital, ele está abandonado e em ruínas, é claro que as almas ficaram presas, e não podem descansar. Elas pedem socorro!

O administrador e caseiro (Sr Alfredo), continua trabalhando lá, mas está de folga nos finais de semana.

Foi mais ou menos oque falaram.

Estavamos andando, e vendo tudo. Primeiramente passamos pela Rua Itapeva, e lá dava para ver a parte de trás da Pediatria, Necrotério, Casa das Caldeiras... e lá dava para perceber pelas janelas, que está tendo infiltrações na parte térrea, as paredes estão podres, janelas quebradas... e um cheio insuportável de mofo! Pensamos que ali pode desabar!

Depois passamos pela São Carlos do Pinhal, e lá vimos que a tintura das paredes, está gasta, algumas janelas quebradas.

Na Al Rio Claro, a coisa está feia, vimos que na casa de saúde Francisco Matarazzo, as paredes estão com a tintura gasta e também com a pintura descascando, conseguimos ver (já que a porta estava aberta) que tem uns pedaços de madeira segurando o teto!
Vimos, por umas janelas (do ultimo prédio do Complexo amarelo) que o telhado está totalmente furado (muito mais do que quando estivemos lá das outras vezes), janelas quebradas, rachaduras, crescendo vegetação no telhado.

Queriamos ter entrado, inclusive o portão estava aberto, mas percebemos que tinha pessoas lá dentro do estacionamento nos vigiando, e decidimos não entrar. E se caso tivessemos entrado, eles poderiam fazer algo conosco (já que a PREVI está "de olho" em nós, e eles sabem do nosso projeto) como nos prender, ou então, tentar fazer coisas piores. Eu vi um vigia olhando para nós, e escrevendo em um caderninho.

Voltei para casa, e pensei oque estão fazendo com o nosso Hospital Matarazzo.
Eles nem ligam para as pessoas, pessoas que tanto dependeram deste Hospital. É uma falta de respeito com todos os ex pacientes, ex funcionários, ex médicos que tiveram uma grande história de vida ali.

Não querem deixar ninguém entrar. Pode até ser que o lugar realmente está perigoso, mas eles não querem que as pessoas presencie isso, pois eles querem é que os prédios acabem ruindo e assim eles ficarem com o terreno e implantar algum projeto imobiliário, como construir mais prédios, mais shoppings (não queremos isso).

Ninguém sabe ao certo como está a situação do Complexo interiormente, se a situação está mesmo critica ou eles estão aumentando
só para afugentar as pessoas do lugar. Afinal eles não querem que ninguém saiba oque está acontecendo lá dentro ao certo!

Como não deixam ninguém entrar, ninguém sabe ao certo como estão as coisas lá dentro e oque eles estão fazendo lá dentro!

Sobre os forros desabando eu me lembro bem que no complexo amarelo nem tinha mais forro de gesso das ultimas vezes que tivemos lá, no primeiro andar ( tinha desabado tudo) , só de concreto e pareciam estar bem firmes, só se alguém dar uma "ajudinha" para eles cairem. Na maternidade, o forro também é de concreto, mas em uma das salas, este forro tinha desabado! estranho né!

E não podemos esquecer do piso térreo do ultimo prédio do complexo amarelo, o forro tinha sido "arrancado" pelos funcionários!

Outra coisa grave ali é o telhado furado e fiações! Por quê não consertam o telhado, Substituam as telhas furadas por telhas novas? Por quê não trocam as fiações? Por quê não consertam os encanamentos? Por quê não consertam as rachaduras? Dinheiro eles tem, falta mesmo é boa vontade!

Se lá realmente a situação não fosse grave, por quê eles tem medo que as pessoas vizitem o interior do Complexo? Por quê eles tem medo que alguém tire fotos de lá?

Tudo bem que ali é um terreno particular, e eles são donos e podem fazer oque querem, porém o caso do Hospital é totalmente diferente. O Hospital (ao contrário da mansão dos Matarazzo que foi construído para a familia Matarazzo e era um imóvel particular) foi construído justamente para as pessoas, principalmente para os imigrantes Italianos. O Conde Francesco até morrer, fez questão de continuar ampliando a instituição! O Matarazzo era um (se não o melhor Hospital de São Paulo) dos melhores hospitais, atendia pessoas de todas as classes sociais e tudo mais por mais de 90 anos, e neste tempo tantas e tantas pessoas foram salvas graças ao seu excelente atendimento, tantas crianças vieram ao mundo, tantos avanços da médicina. Pessoas de todas as regiões da cidade já foram atendidas ali. Histórias de vida infinitas!

Eu acho injusto eles não quererem deixar pessoas vizitarem o complexo hospitalar, pois o IMOVÉL É TOMADO COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA CIDADE DE SÃO PAULO, e porisso é um direito das pessoas, visitarem o imóvel.

E injusto também é deixar o complexo se arruinar de propósito (para fins escusos), tudo acabar desabando e com isso eles terem motivo para justificar o destombamento do imóvel, para assim terem o terreno livre para construir um par de coisas que São Paulo não precisa mais!

Muitas coisas erradas, que não podem continuar ocorrendo!

Porque eles não desistem do imóvel, e construam seus emprendimentos imobiliários de maneira legal, em outro lugar, livre de pendências judiciais, livre da pressão popular e afins?

Seria muito mais lucrativo!


É isso por hoje!
Viele Dank!







terça-feira, 14 de abril de 2009

UMA REPORTAGEM NA RÁDIO BANDEIRANTES SOBRE O HOSPITAL MATARAZZO


Olá amigos, voltei. Desculpe pela demora em postar, mas estava com preguiça de escrever, mas estou de volta.
Hoje vou contar um pouco sobre a reportagem que foi ao ar na rádio Bandeirantes, a uns dias atrás, sobre o Hospital Matarazzo.
Ela foi exibida no dia 23 de Março de 2009 (uma segunda feira) no programa "Primeira Hora", que é exibido entre as 7 até as 8 horas da manhã.
Primeiramente eles contaram resumidamente a história do lugar ( falaram sobre a fundação do
hospital, sobre o Francesco Matarazzo .Falaram inclusive que o hospital foi um dos maiores centros de sáude de São Paulo , atendendo inúmeros pacientes durante 90 anos ...)

Falaram sobre o hospital ido para as mãos do governo em 1986, pois a Sociedade Umberto Primo não estava mais conseguindo administrar o lugar ;

Também falaram sobre a época que o hospital fechou e sobre a atual situação do Hospital .

A reportagem enfatizou a situação alarmante em que se encontra o Complexo Hospitalar, resumindo os principais problemas , como por exemplo: o telhado quebrado, as inúmeras goteiras e infiltrações, rachaduras, teto quase sem forro etc ...

A PREVI havia sido notificada pelo Conpresp ( em fevereiro desse ano) e por isso interditaram o imóvel devido ao estado avançado de deteriorização dos prédios. O estacionamento que estava funcionando no local havia sido fechado pela prefeitura porque o estacionamento funcionava de forma irregular, sem alvará !

Só que a PREVI recorreu e conseguiu uma liminar da justiça para que o estacionamento fosse reaberto, e foi !!!!!

Havia sido feita uma proposta por parte da prefeitura a PREVI ( atual proprietária do imóvel ) para que eles entregassem o imóvel ( o Hospital Matarazzo ) à prefeitura . Em contrapartida a prefeitura doaria a PREVI o potencial construtivo em outra área valorizada da cidade, ou seja, seria dado à PREVI um terreno valorizado onde eles poderiam construir o que bem entendessem e que lhe renderia grandes lucros. O que que a PREVI fez com essa oferta ???? NADA !!!!!!!! Nem deram bola e ainda disseram que estão em longas negociações com algumas empresas ( " provavelmente empresas do setor imobiliário ) para dar um "uso" ??? ao hospital que dê uma grande rentabilidade a eles ...

Quando procurada pela reportagem, ninguém da PREVI quis gravar entrevistas,mas eles divulgaram uma nota. Eles negaram o fato do " Hospital Matarazzo" está extremamente deteriorado e que estão estudando propostas ( de quem??? dos imobiliários ???).

A Dr. Célia Marcondes falou com a reportagem e disse que esse problema é antigo, que esse estado acelerado de deteriorização vem seguindo em ritmo progressivo e que algo tem que ser feito com urgência !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Uma pessoa do governo também comentou a respeito ... Essa pessoa
disse que é um absurdo deixarem o Complexo Hospitalar ruindo enquanto os donos ficam especulando ... Não podem deixar isso acontecer !!!!!!!!!!

Os donos não quiseram falar, mas em compensação um vigia do estacionamento disse que dá dó ver uma construção tão bonita se deteriorando cada vez mais !!! São muitos os problemas e dentre eles o vigia também mencionou o telhado quebrado, as infiltrações, goteiras, rachaduras e que não existem banheiros lá !!! E eu reintero o que ele disse !!!! Tudo está arruinado !!! Vasos e pias quebrados ou enferrujados, e no último andar " junto a isso " tem as fezes dos pombos que sempre aparecem por lá ( pelo menos apareciam até pouco tempo !!!)

Finalizando a matéria alguém disse : '" PRA QUE ESSA REGIÃO PRECISA DE HOSPITAL?"


Essa frase é no minimo estupida, absurda, cretina! É até uma frase desrespeitosa com a população carente de São Paulo. E principalmente para as pessoas que tiveram algum tipo de ligação com o Hospital Matarazzo (ex funcionários, ex-pacientes).

Vou responder a essa frase com todo gosto! Primeiramente todas as pessoas que moram na região da Bela Vista sabem que a maioria dos Hospitais que funcionam na região, são particulares, somente pessoas com um bom nivél social tem condições de pagar (e até eles mesmos reclamam dos preços absurdos oferecidos por estes Hospitais).
Hospitais públicos na região temos o Hospital Brigadeiro (que cuida de crianças) e o Perola Bington (Hospital de mulheres), mas a região está precisando de um grande centro de saúde, que tenha muitas especialidades, atenda pessoas de todas as idades, independente da classe social, um Hospital que possa atender a uma grande demanda de pessoas (já que muitos Hospitais não estão dando conta da demanda de pessoas) e etc.

O Hospital Matarazzo voltando a ser reativado será muito importante, pois ali é uma região de fácil acesso para pessoas de toda a cidade, pois tem linhas de ônibus, metrô, para toda a cidade (muitas pessoas do meu bairro são ex pacientes do Hosp. Matarazzo). Quem de São Paulo não conhece a Av Paulista? Além disso, o Hospital voltando a ser reativado, poderia ter muitas utilidades, como por exemplo, poderia ter muitas enfermarias, salas de enxames, laboratórios, uma grande farmácia, centros cirúrgicos, uma parte só para fazer transplantes de orgãos, especialidades de todo tipo, consultas de rotina. Maternidade, escola de enfermágem, e muitas e muitas outras coisas (em outro post falarei mais sobre o problema da saúde pública de São Paulo, e também as vantagens que os paulistanos irão ter com a reabilitação do Hospital Matarazzo)

Respondi a pergunta, para que essa região precisa de Hospital.

A Previ deveria parar de só pensar em lucro, e pensar um pouco nas pessoas! Pessoas que poderiam sim, ser beneficiadas ganhando de volta seu tradicional Hospital, que é tão belo (com uma arquitetura tão bonita) e tão grande (que poderia ter muitas utilidades médicas).

Essa é a minha mensagem! "Pensem nas pessoas e faça o bem, pois dinheiro ninguém leva, depois que morre!"

Até mais amigos, logo eu posto mais!