quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

VERGONHA !!!!!


Olá Pessoal, voltei. Primeiramente gostaria de agradecer a todas as pessoas que estão nos apoiando nessa iniciativa! E que faremos tudo que for possivél para que o Complexo volte a ser reativado como Hospital Público.

Hoje vou falar sobre a nossa ultima visita ao Hospital Matarazzo.
Tudo começou quando uma ex- funcionária, de longa data, que morou no Hospital nos anos 70, ligou para minha irmã, falando que gostaria muito de visitar o Complexo.
Então mandamos um email para a PREVI, e depois ligamos e agendamos a visita, até aí tudo bem. Primeiramente nossa intenção era simplesmente rever todo o Hospital. Não consigo entender, mas algo nos prende naquele lugar.

Na verdade, seria cinco pessoas, mas a minha amiga não tinha entrado em contato à tempo (então pensava que ela não iria), e também um ex-paciente que nasceu lá (assim como eu). Mas infelizmente quando ela estava a caminho, a mãe dela teve um enfarte!

Esperamos um tempo, e depois entramos. Fomos recebidas por um segurança super simpático, e ele logo foi nos falando sobre oque estava acontecendo no Hospital.
Ele disse que porcausa da chuva (eu acho que não só por isso) vários pedaços do forro do teto estavam desabando, então eles (funcionários da PREVI) tiveram que arrancar todos os forros do teto, e que estava tendo muitas infiltrações em todos os locais. Ele disse que dava muita pena em ver todo aqueles prédios se deteriorando.
Ah, ele disse que o Andréa Matarazzo esteve lá no complexo hospitalar, com um padre!

Logo depois chegou o administrador e caseiro. Ele já chegou falando - Vocês denovo? Até aí tudo bem, porém ele foi se mostrando totalmente diferente das outras duas vezes que estivemos lá. Ele estava mau- humorado, chato, sem paciência, grosso e ainda por cima estava nos vigiando o tempo inteiro.

Estanhamos o fato que tudo estava trancado, parece que estavam escondendo coisas. Pedimos para o caseiro abrir a igreja, ele abriu, dai entramos. Lá tudo está ok! A Igreja continua muito bonita, mas infelizmente parada!

A Maternidade estava fechada também, o caseiro abriu, dai entramos.
Andavamos pelos corredores enormes dali, e enquanto isso, a ex- funcionária procurava o lugar exato onde ela morava.
A Maternidade (nos três primeiros andares) continuava com os mesmos problemas das visitas anteriores: Tinta descascando, fiação exposta, rachaduras, elevadores quebrados, algumas janelas quebradas e etc, mas tinha aquelas partes que continuavam novinhas (onde ocorreu o evento casa cor em 2003). Mas levamos um susto quando vimos o ultimo andar.
Lá demos de cara com pedaços de forro espalhados pelo chão, realmente uma coisa horrível.
Além disso, vimos uma sala totalmente sem forro, e outra sala com pedaços de caco de vidros espalhados no chão.
No salão azul, havia um buraco no teto, e o chão estava quebrado.

Depois disso descemos as escadas e iamos para a parte do Complexo Hospitalar (parte amarela). Quando entramos, no piso térreo, demos de cara com um salão (que inclusive tinha sido reformado para o evento casa dos criadores em 2005) totalmente degradado. Lá estava sem forro, várias poças d'agua no chão devido as goteiras que caiam do teto. Levamos um tremendo susto com isso, pois quando estavamos lá das outras duas vezes não estava assim.
Aí chegou o caseiro administrador e disse: - Saiam daí, está tudo destruido, está perigoso aí dentro. Não deve jeito, tivemos que sair.

Ela (a ex-funcionária) perguntou para o caseiro se tinha como ir na parte do túneo, e ele respondeu secamente, não, só de lanterna!

Vimos também que eles estão mexendo no prédio inacabado! Será para o que?

Estavamos querendo ir na parte do Hospital, pois não estavamos com medo de nada, estavamos super coragosas.

Então conseguimos entrar (sem ninguém perceber).
Depois, estavamos olhando tudo, e a ex- funcionária estava inconformada com oque estava presenciando! Falava que tudo aquilo se resumia em uma palavra: DESCASO! Que era um desperdicio ver todo aquele complexo, que tinha salvado tantas vidas, totalmente abandonado, em ruínas. Ela falava que ali parecia um verdadeiro cemitério!

Vimos pessoas, parecendo sem teto, lá, ouvindo música! Parecia que ali havia gatos! e isso é extremamente perigoso! Com risco de incêndio!
Vimos paredes pintadas de roza!

Depois fomos no prédio onde funcinava a cozinha, lavanderia, e a escola de enfermagem. Este prédio está totalmente podre! A ex- funcionária se lembrava bem deste prédio, pois foi lá que ela estudou! Subimos a escada (que estava tão podre, que balançava, lembrando que na parte de cima, não tem forro nenhum no teto).
Quando chegamos lá, ela se lembrou exatamente do lugar onde ela estudava, até onde ela se sentava, dos amigos e etc. Parece que o tempo não tinha passado para ela.

Paramos lá na sacada deste prédio, e ela se lembrou do Dr Archimedes Lammoglia! Ela lembrou de como o Dr era uma boa pessoa. Ela lembrou inclusive do fato infeliz, de ele cometido um erro médico, quando operava uma paciente, Sr Lurdes. Ele aplicou a inestesia em lugar errado, e que a Sr Lurdes acabou ficando paraplégica.
A ex- funcionária disse que mesmo a Sr Lurdes ficando paraplégica, ela ganhou um apartamento, viajou para vários paises...enfim tudo financiado pelo Hospital.

Depois, saimos, e entramos em outra parte do Complexo! Subimos as escadas e entramos na casa de saúde Ermelino Matarazzo.
Lá foi tranquilo! Não estava com medo de fantasmas nem nada, nem mesmo de coisas cair na minha cabeça. Mas estava cada vez ficando mais preocupada quando vi a situação dali. Rachaduras, Paredes podres, Janelas quebradas, chão quebrado, azulejos bem podres, teto totalmente sem forro e etc. Claro, tinha as partes bonitas, que tem aqueles corredores com aqueles arcos, as janelas, tudo com aqueles ares italianos...Imagine tudo aquilo funcionando, como antigamente!?

Perto da sala da chefia de enfermagem, vimos uma coisa horrível: O teto com um burraco enorme, saindo coisas (fios talvez) de lá de dentro. Percebemos que algo tenque ser feito já, pois se o complexo hospitalar continuar se degradando desse jeito, irá ruir, como eles (PREVI) querem!

Quando iamos de uma ala para outra, a porta estava fechada! Justamente onde estava as partes piores (como vimos nas outras vezes que estivemos lá).

Achamos muito estranho isso, parece que queriam esconder de nós aquela parte do Complexo. Imaginamos como ali deve estar em risco. Me lembro pela outra vez que estivemos lá, de pedaços finos de madeira segurando o telhado, que estava todo furado! e de partes da parede desabando! E os pombos?

Eles, sabiam com antecedência que iamos lá, porisso trataram de varrer as partes onde estavam abertas, que de outras vezes estavam sujas em excesso.

Percebemos também que perto dos prédios, tem muitas árvores e enormes! Isso é perigoso, pois pode comprometer a estrutura dos prédios.

Depois disso, ficamos no piso térreo, entramos no jardim, e ficamos conversando! Ali reinava uma paz, e um lugar que seria ótimo para a recuperação dos doentes.
(coloquei uma foto do jardim, ele continua lindo).

Uma coisa estranha aconteceu! Estavamos no jardim e derrepente eu vi um senhor nos olhando pelas janelas, bem vestido, identico ao conde Francesco Matarazzo. Eu pensei que podia ser alguém da PREVI ou outra pessoa, mas não era. Ele ficou me olhando, com a cara de feliz. Eu mostrei ele para a ex- funcionária e para a minha irmã, mas elas não viram nada!
Mas não fiquei com medo, apenas achei estranho!


Depois demos uma volta em todo o complexo (pelo lado de fora) e nos despedimos

Minha irmã e eu ficamos em uma padaria chamada Bella Vista (referência ao nome deste lindo bairro) e fomos embora.
É isso gente, é um absurdo isso que está acontecendo! Descaso total!
Estão deixando o prédio se deteriorar de propósito! Não vamos deixar essa "vergonha" continuar ocorrendo!

Depois, volto, e publico mais textos, sobre nosso projeto de salvação do Hospital.
Adeus Amigos